Luiz Gonzaga do Nascimento ou "Lua", nasceu há exatamente 100 anos atrás, em Exu - sertão de Pernambuco. Foi compositor, conhecido como o Rei do Baião. Foi uma das mais completas, inventivas e importante da música popular brasileira. Sempre que cantava tinha acompanhamento de sanfona zabumba e triângulo, levou alegria à diversas festas juninas e forrós pé-de-serra. Também a pobreza, as injustiças as tristezas da sua terra árida, o sertão nordestino, tudo isso foi disseminado pelo país, em uma época na qual era desconhecida o baião, o xote e o xaxado.
Seu interesse musical foi dado através do pai que nas horas vagas tocava e consertava acordeões. Ainda criança tovaca com seu pai em bailes, forrós e feiras. Manteve-se fiel à cultura nordestina, mesmo seguindo carreira no sudeste. Depois de um não do pai de garota por quem se apaixonou e até mesmo ameça de morte. Ele ingressa no exército no Crato (CE). A partir, viaja nove meses por vários estados brasileiro como soldado, sem dar noticias a família.
Após conhecer o soldado Domingos Ambrósio, conhecido por suas habilidades como acordeonista. Daí ingressando-se na área musical. Com isso deu baixa no exercito no Rio de Janeiro, já que estava decido a se dedicar à música. Na região começou a tocar nas áreas de prostituição da cidade. No inicio, apenas solava acordeões em choros, sambas... Seu repertório era composto por musicas internacionais que apresentava sem sucesso em programas de calouros. Até que no programa de Ary Barroso, foi aplaudido executando Vira e Mexe, sua autoria. Esse sucesso lhe valeu contrato com a gravadora Victor, pela que lançou em torno de 50 músicas. Vira e Mexe foi a primeira canção a ser gravada em disco. Quando conheceu o gaúcho Pedro Raimundo, que usava trajes típicos da região, surgiu a ideia de se vestir de vaqueiro, o mesmo que o consagrou como artista.
Quando voltou a Exu, reencontrou seus pais, esse momento resultou na canção Respeita Januário com parceria de Humberto Teixeira. Casou-se com Helena Cavalcanti, uma pernambucana pela qual se apaixonou. O casal permaneceu até a morte de Luiz. Não tiveram filhos, porém adotaram uma menina, chamada Rosa.
1. Asa Branca
Quando voltou a Exu, reencontrou seus pais, esse momento resultou na canção Respeita Januário com parceria de Humberto Teixeira. Casou-se com Helena Cavalcanti, uma pernambucana pela qual se apaixonou. O casal permaneceu até a morte de Luiz. Não tiveram filhos, porém adotaram uma menina, chamada Rosa.
1. Asa Branca
2. Xote das Meninas
3. Pagode Russo
4. Xote Ecológico
5. Respeita Januário
Em suas musicas procurava passar algumas mensagens como seca, preservação do meio ambiente... Enfim, ele sempre procurava algo que relacionasse com a ecologia. Apesar de não gostar muito do forró, essas e outras musicas fazem parte da minha palylist, que se colocasse aqui o post iria ficar gigantesco.
Mais informações no seu site oficial (clique aqui).
Foi homenageado varias vezes:
Filme: Gonzaga de pai para filho
Liah Soares e sua versão fantástica de Asa Branca, ela cantou no programa The Voice Brasil exibida pela emissora Rede Globo, no dia 02/12/12
Grande Luiz Gonzaga! 100 anos e continua sendo amado pelo Brasil inteiro. Isso sim é cultura :)
ResponderExcluirTô seguindo
Bjão
http://laialisafa.blogspot.com/