Adeus, Oscar Niemeyer

06/12/2012

Perdemos na noite de ontem um incrível artista. Que suprime as retas e assume definitivamente as curvas. Apesar de ser arquiteto o que importava para ele era sua vida, seus familiares e amigos. Oscar Niemeyer, nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 05 de dezembro deste ano, com 105 anos.

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."
Foi pioneiro na exploração das possibilidades plásticas e construtivas do concreto armado, em consequência teve fama nacional e internacional desde 1940. Ele foi comunista e manteve varias relações. Acreditava que os homens poderiam ser mais justos.
Deixou marcas por quase todo o Brasil, sua principal foi em Brasilia:
Palácio do Planalto
Palácio da Alvorada

"...quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso - invenção."
Congresso Nacional
Catedral de Brasilia
Casa do Cantador
Essa casa foi criada para homenagear a população nordestina que lá habita. Ela serve como sede para manifestações culturais.

Também há marcas no Rio de Janeiro o MAC (Museu de Arte Contemporânea)
Projetou seu próprio museu "Museu Oscar Niemeyer", localizado em Curitiba, capital do Paraná. Pode ser conhecido como "Museu do Olho". instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.


Há vestígios dele também aqui, no Recife. É o "Parque Dona Lindu", em Boa Viagem. O projeto dele inclui ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Conta também com teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.


2 comentários:

  1. Oscar Niemeyer foi um dos grandes nomes da história do Brasil. Não só pela arquitetura, que influenciou todos os outros meios de arte, mas também pelos seus pensamentos.
    Já tive o prazer de conhecer algumas de suas obras, mas nada se compara a basílica de Brasília: é um dos lugares mais mágicos que já fui, mesmo não sendo católica.

    ResponderExcluir
  2. É sim, ele serve como inspiração para todos.

    ResponderExcluir