Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

24/11/2015


Com estreia antecipada para a última quarta-feira (18/11). Fãs foram aos cinemas conferir o fim da saga, que teve a missão de dá adeus aos apaixonados pela Panem. Eu fui no domingo assistir a última parte do filme da trilogia. Fui toda animada, afinal esperei por um longo tempo. Li todos os livros e fiquei muito ansiosa, pela espera dos filmes. Acredito que coloquei expectativas demais, e o filme infelizmente não as atendeu.

Susanne Collins é autora dos três livros da série, também ajudou na roteirização dos filmes. Atualmente, tem-se tornado uma tendência que trilogias adaptadas para o cinema têm o último livro divido em dois filmes. Com Jogos Vorazes não foi diferente. Acredito que isso pode ter o maior culpado do filme meio ruim.

A história retoma exatamente no fim da ‘Parte 1’ que acabou após ser atacada por Peeta. No filme é possível encontrar alguns erros de continuação, como o machucado no pescoço de Katniss nas primeiras cenas do filme, mas já na seguinte a protagonista parece ter uma recuperação espontânea.

Durante o filme é evidente a evolução de Peeta e a forma como Katniss vai aprendendo a lidar com as mudanças do jovem, depois dele ter sido vitima da capital, que usou teleguiadas para criar alucinações. despertando o desejo de matá-la. Enquanto Gale parece se distanciar cada vez mais dela, apesar de seu interesse ainda continuar evidente, mas suas ações em prol do distrito 13 parecem o ter transformado em um hipócrita e quase sem escrúpulo, já que seus planos vingança contra a capital surgem com a mesma violência com a qual seu distrito foi destruído.

A história é uma crítica à busca por direitos que vem forjada na máxima lei do talião de Hamurabi, "olho por olho, dente por dente". Gale e Coin são os personagens que mais evidenciam essa referência, tornando-se mais nítido nos momentos finais da trama, deixando claro que a tirania não está nos objetivos das ações, mas no processo de execução delas. Coin deseja unificar os distritos e destruir a soberania da Capital e não mede esforços para atingir esse objetivo, inclusive executando práticas semelhantes a de Snow.

Tudo isso me faz refletir ainda mais sobre o filme como um ato político. Imagina uma sociedade totalmente dividida, onde um governante faz dos habitantes peças de um reality show. Eu sei que é ficção, mas ainda sim penso que isso não é uma realidade tão distante de nós, os jogos e as mortes têm significados diferentes, porém com um mesmo objetivo: a busca pelo poder.

Embora, teve cenas de guerra, mortes ainda o achei meio parado. Apesar de achar bem fiel, dramas significativos como perdas de personagens importantes poderiam ter sido melhor construídos no filme, provocando uma maior comoção para com o telespectador. Também senti falta de algumas cenas. No entanto, vemos e estabelecemos poucos laços com esses personagens, falha que vem acontecendo nas produções anteriores. O longa deixa escapar uma oportunidade significativa de marcar os fãs da saga.


O que vocês acharam?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário